O projeto Rádio Hibrida, é uma produção do Grupo de Pesquisa em Estratégias de Comunicação – GPECOM e nasce a partir da necessidade de professores, alunos e técnicos do Curso de Comunicação Social da UFMA (mais especificamente da habilitação de Rádio e TV) em pesquisar e investigar os novos espaços do áudio com o advento das novas tecnologias. Financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA (2013-2015), sob coordenação da Profa. Dra. Rose Ferreira (DCS/UFMA), o projeto contou com a participação de 3 pesquisadores externos, 2 técnicos de educação e 8 estudantes de graduação.
Em um primeiro momento, objetivou-se uma imerssão teórica e metodológica para compreensão o ambiente da plataforma web. Em seguida, foi explorado a distinção conceitual entre rádioweb e webrádio ao problematizar suas delimitações. Por fim, discutiu-se as potencialidades do ambiente das rádiosweb como plataforma de múltiplas interfaces, ampliando o campo de estudo e formação para o aluno, além da produção de produtos que contribuíram para o desenvolvimento e construção da rádio experimental. As atividades elaboradas pelo grupo proporcionaram desdobramentos de planos de estudos individuais que contribuíram para a construção do objetivo do projeto proposto: investigar as potencialidades linguísticas, visuais, criativas, comunicativas e sociais do rádio em ambiente virtual. Em 2014 o projeto foi o vencedor Nordeste e Nacional do Prêmio Expocom na categoria “Produção Transdiciplinar”, modalidade “Projeto de Comunicação Integrada”.
Desde então conta com site próprio em www.radiohibrida.ufma.br que funciona como um repositório digital público com os áudios e demais produções desenvolvidas pelos membros do GPECOM, além de outras atividades do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão desenvolvidos nas dependências do Laboratório de Rádio onde é sediada. Conta com a coordenação-geral da Profa. Dra. Rose Ferreira e a coordenação técnica do Me. Jefferson Saylon Lima de Sousa, ambos da Linha 01 – Processos Comunicacionais em Multimeios (COMULTI).
Relatório Final de Pesquisa apresentado à FAPEMA