LANÇAMENTO | Conheça “Momento Olímpico – A Série”

Nesta sexta-feira (12/07), o Laboratório de Rádio da UFMA – em parceria com a Rádio Universidade FM 106,9 mHz – realizam o lançamento do projeto “Momento Olímpico – A Série”, uma produção documental em áudio multiplataforma que reconta de forma dinâmica e nostálgica diversas histórias dos 128 anos de Jogos Olímpicos de Verão da Era Moderna.

A série é uma produção dos estudantes da disciplina Produção para Mídia Sonora 2024.1 do Curso de Comunicação Social – Rádio e TV/Audiovisual da Universidade Federal do Maranhão. A orientação é do Prof. Me. Saylon Sousa, que é vice-coordenador do GPECOM e integrante da linha COMULTI.

Gestado em um período de dois meses e meio, a série se materializa como parte do conteúdo prático programático da disciplina e também como um produto experimental para o portfólio dos alunos. Cada um deles ficou responsável pela produção de três roteiros, além da gravação e edição da produção dos colegas.

“A proposta da atividade resultante na série Momento Olímpico foi proporcionar aos estudantes todas as etapas da criação e elaboração de um programa de mídia sonora de longa duração. Assim, eles já encaram os desafios do mercado ainda em sala de aula”, explica Saylon Sousa.

Para Dayse Martins, estudante de Rádio e TV , produzir a série lhe proporcionou ser mais que uma radialista em formação:

Participar da série Momento Olímpico foi uma experiência enriquecedora de amadurecimento profissional no campo da Comunicação Social. Além disso, compartilhar histórias do esporte neste projeto me transmutou do lugar de espectadora dos Jogos para o lugar de protagonista me fazendo sentir parte desse momento olímpico que será Paris 2024.“, exalta ela.

Ricardo Miranda, estudante visitante da disciplina comenta:

Mesmo sendo de Jornalismo e não de Rádio e TV, pude participar como ouvinte da disciplina. Fico muito feliz por ter tomado essa decisão. Fazer parte do Momento Olímpico me aproximou de áreas da Comunicação que gosto muito e que me deram a liberdade para recontar, narrar e editar histórias marcantes na minha relação com o esporte.“, confirma o aluno.

“Momento Olímpico – A Série” foi pensado como um produto multiplataforma e por isso está disponível em diversos canais de exibição, entre eles o Spotify, Deezer e YouTube Music, além de contar com um site próprio (www.momento-olimpico.ufma.br). Além disso, a turma organizou uma parceria com a Rádio Universidade FM e os episódios serão exibidos dos dias 12 a 26 de julho nos intervalos da programação da emissora durante as manhãs com dois programas por dia.

O lançamento oficial acontece a partir das 15h30 no Mini Auditório do CCSo (Bloco E, Piso 2). Na ocasião será realizada também a mostra de curtas-metragens “Prévia do 1Minuto” com produções dos estudantes de Edição e Pós-Produção para Audiovisual, também alunos do Prof. Saylon.

Confira o teaser da série Momento Olímpíco: