EDITAL | Processo Seletivo – Linha 04

O Grupo de Pesquisa em Estratégias de Comunicação – GPECOM, por meio de sua Linha de Pesquisa 04 – Discurso, Poder e Sujeito. Realiza de 12 a 23 de julho, por meio do EDITAL GPECOM 01/2024, as inscrições para processo seletivo de novos pesquisadores voluntários. Ao todo, são disponibilizadas 05 vagas para estudantes dos Cursos de Comunicação Social, a saber: Jornalismo, Rádio e TV/Audiovisual, e Relações Públicas.

A Linha 04 – Discurso, Poder e Sujeito é coordenada pelo Prof. Dr. Franscico Gonçalves e tem em sua ementa a seguinte proposta:

“Explorar as interseções entre discurso, poder e construção do sujeito na sociedade contemporânea. Examinar como diferentes formas de discurso são utilizadas para exercer e contestar o poder em diversos contextos sociais, políticos e culturais. A análise crítica de discursos institucionais, jornalísticos e políticos permite compreender como são construídas e mantidas relações de dominação e resistência. Além disso, são abordadas teorias sobre a constituição do sujeito através do discurso, a partir da análise de processos de identificação, que mobilizam posições de gênero, classe e raça, bem como do papel do discurso na produção e reprodução de relações de poder e na formação de subjetividades.”

O edital (conferir abaixo) prevê que as vagas são em caráter voluntário – não havendo inicialmente o repasse de bolsa de pesquisa -, mas deixa em aberto à possibilidade de inserção dos estudantes em programas como PIBIC e/ou PIBITI conforme o avançar das pesquisas.

As inscrições devem ser feitas com o envio dos documentos solicitados (ficha de inscrição preenchida e histórico acadêmico atualizado) para o e-mail gpecom@ufma.br. A ficha de inscrição está no anexo do edital.

DOWNLOAD: EDITAL GPECOM 01/2024

EDITAL-001-2024-GPECOM-UFMA-OFICIAL-1