Carregando agora
×

EDUTEC AD | Disciplina realiza Roda de Conversa com profissional da Audiodescrição

De acordo com o Núcleo de Acessibilidade (NUACE), nos últimos  períodos letivos a Universidade Federal do Maranhão (UFMA),  tem registrado um aumento significativo de alunos com algum tipo de deficiência matriculados nos cursos de graduação. Dentre os quatro centros, o Centro de Ciências Sociais (CCSO) é o que mais recebe esses alunos, com deficiência visual. É válido reiterar que o papel da Universidade é contribuir na construção de uma sociedade mais inclusiva para todos os públicos, portanto, é dever de todos os que compõem a academia contribuir para um ambiente mais acessível.

Nessa perspectiva, com o intuito de fomentar o debate sobre acessibilidade, a Profa. Rose Ferreira responsável pela disciplina Educação e Tecnologia no Curso de Comunicação Social –  habilitação de Rádio e TV, promoveu junto com os colaboradores da disciplina e alunos, uma Roda de Conversa sobre Audiodescrição com a audiodescritora Patrícia Braille, autora do Manual do Ledor na Perspectiva da Audiodescrição e do Projeto #PraCegoVer. Formada em Letras Vernáculas (USCAL) é também especialista em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (UNEB). Atua como formadora profissional de professores, produção de audiodescrição e editoração de livros digitais, em Braille, e outros formatos acessíveis. É consultora da Unesco e proprietária da PalavraChave Acessibilidade.

A Roda de Conversa aconteceu dia 24 de fevereiro de 2021 na sala virtual do meet sobre o tema “Audiodescrição para Redes Sociais e a importância desse recurso para uma maior democratização da informação”. Você pode assistir o encontro na íntegra no vídeo abaixo ou clicando aqui.

Publicar comentário