EDUSOM #01 | Comunicação e Acessibilidade 2020.2
A seção Especial da Rádio Híbrida apresenta o resultado das atividades desenvolvidas pelos estudantes da disciplina Educação e Tecnologia, oferecida na matriz curricular do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), durante o semestre 2020.2. Cabe ressaltar, de imediato, que devido à pandemia de Covid-19, todas as atividades referentes à disciplina – bem como a elaboração dos trabalhos – foram feitas de modo remoto em momentos síncronos e assíncronos.
A disciplina foi ministrada pela professora Rose Ferreira, com a contribuição dos colaboradores Gabriel Braga e Jorge Sousa. O curso teve como discussão o campo da Comunicação aliado aos estudos de Acessibilidade, focando na audiodescrição como objeto de estudo. No decorrer do semestre letivo (ainda no período remoto), foram estudados autores que se debruçam sobre a audiodescrição e como essa ferramenta está intrinsicamente ligada ao campo da Comunicação Social.
Os alunos participaram de rodas de conversas com Patrícia Braille, autora do Manual do Ledor na Perspectiva da Audiodescrição e do Projeto #PraCegoVer. Patrícia atua como formadora profissional de professores, produção de audiodescrição e editoração de livros digitais, em Braille, e outros formatos acessíveis. Tivemos também a presença de Vilson Moraes, consultor em audiodescrição. O objetivo da interlocução com estes profissionais é dinamizar o processo de aprendizagem na área da audiodescrição. Na ocasião os convidados teceram alguns comentários e críticas, colaborando para aprimoramento do produto final. Apesar do período remoto e das dificuldades, os discentes utilizaram seus dispositivos moveis para produção dos produtos apresentados.
Ao final da disciplina, tivemos o encerramento com as presenças da diretora do Centro de Ciências Sociais- CCSo, Profa. Lindalva Maciel, a chefa do Departamento de Comunicação Social , Profa. Rakel de Castro, e o integrante do Núcleo de Estudos em Estratégias de Comunicação – NEEC e mestrando em Comunicação (PPGCOMPRP-UFMA), Saylon Sousa. Foram produzidos audiodescrição de cards/flyers, vinhetas, pinturas, atendendo as premissas da disciplina. Confira o encontro aqui e os trabalho a seguir:
01 – “Olhos para enxergar” por Felipe Alves
“Olhos para enxergar” é um conjunto de três produtos audiovisuais, intituladas de , “Audiodescrição, “Locomoção” e “Olhos”, são vinhetas destinadas às redes sociais digitais que visam apresentar ao público vidente e não vidente questões relacionadas à acessibilidade voltada para pessoas com deficiência.
02 – “Eu nunca, Eu já – Para pessoas com deficiência visual”, por Lucas Vinícius
Sabendo da popularidade do TikTok e do grande número de compartilhamento dos vídeos da plataforma em outros aplicativos, decidiu-se audiodescrever um vídeo da plataforma e da #eununcaeujá para que pessoas com deficiência visual pudessem finalmente entender o conteúdo que está tão presente no dia-a-dia dessas pessoas, mas nunca decodificado de fato.
03 – “Réplica de uma Canoa Costeira em escala reduzida”, Por Sara Reis
O presente trabalho consiste na audiodescrição da réplica da embarcação “Canoa Costeira” que se encontra no Museu das Embarcações localizado no Forte Santo Antônio da Barra. O objetivo é contribuir para aquisição e transmissão de bens culturais entre as pessoas com deficiência visual.

Audiodescrição
Confira essas e outras produções no Spotify do LabRádio/UFMA!